sábado, julho 17, 2010

Google prescinde da capacidade de reconhecer rostos

Image Hosted by Imageshack
Um écran do Goggles

Por razões de privacidade, e obviamente para evitar processos judiciais, o Google optou por não utilizar as tecnologias de que dispõe e que permitem efectuar o reconhecimento de rostos humanos numa pesquisa pela Internet.

Uma aplicação, de nome Goggles, tem a capacidade de efectuar este tipo de reconhecimento, entre outros, através de um sistama sofisticado de comparação de imagens que inclui uma série de procedimentos de identificação, destinando-se inicialmente a identificar locais, mas com a possibilidade de identificar pessoas.

Esta aplicação está incluída na versão 2.1 do sistema operativo "Android", desenvolvido pelo Google, com o objectivo de facilitar a localização de objectos ou locais fotografados na Internet, através da comparação de imagens, pelo que pode ser testada por quem possua um equipamento com este "software".

As sucessivas acusações de violar a privacidade dos utilizadores, e não só, tem, no entanto, levado o Google a não disponibilizar esta aplicação "on-line", mas o facto de tal ser possível alerta para a possibilidade de uso em circunstâncias ou por entidades específicas, podendo esta ser uma situação que permita diverso tipo de abusos.

Sem comentários: