domingo, outubro 24, 2010

China lança sistema de mapas digitais

Image Hosted by Imageshack
Écran de entrada do Tianditu

A China apresentou um sistema de mapas digitais, obtida a partir da sua crescente rede de satélites, e desenvolvido pelo Gabinete Estatal de Topografia e Cartografia que pode concorrer localmente com os produtos do Google.

Desde o passado mês de Maio que a China impôs a obrigatoriedade de uma licença para que uma empresa disponibilize mapas digitais no seu território, algo que o Google, mesmo após várias negociações, continua a não possuir.

Embora os sistemas do Google ainda possam ser acedidos em território chinês, verificam-se diversas restrições resultantes da falta de acordo, em parte resultante da recusa por parte do Google em instalar os servidores na China, com zonas específicas e mais controversas a surgirem nas imagens de satélite em baixa resolução.

O lançamento do Tianditu, para além da afirmação da crescente capacidade tecnológica da China, que em breve disporá de um sistema de orientação rival do GPS, permite a este país assumir uma posição negocial de força face ao Google, impondo as suas condições ou recusando um serviço para o qual possui agora uma alternativa.

Sem comentários: