sábado, outubro 30, 2010

Inundações em Lisboa - 1ª parte

Image Hosted by Imageshack
Uma inundação em Lisboa

Num dia em que choveu com alguma normalidade, sem valores anormais, grande parte da cidade de Lisboa ficou inundada, com zonas perto do rio Tejo a ficarem completamente alagadas, incluindo-se nestas a zona da Baixa, onde os prejuizos são vultuosos.

A precipitação não foi resultado de uma pluviosidade excessiva, mas da combinação com a maré e, sobretudo, devido falta de escoamento e à construção, que impede a infiltração de águas no solo e, consequentemente, à sua permanência na superfície.

Como consequência, a circulação em numerosas vias ficou interrompida, tal como a circulação do Metro, paralizando grande parte da Capital, com zonas onde a água atingia o nível da cintura dos poucos transeuntes que tentavam salvar alguns bens.

Os prejuizos são difíceis de contabilizar, incluindo-se recheios de estabelecimentos comerciais e habitações, viaturas, algumas das quais inutilizadas, ficando bem patente a vulnerabilidade de uma cidade com mais de um milhão de habitantes perante uma situação que consideramos como expectável.

Sem comentários: