terça-feira, outubro 26, 2010

O gravador/programador de eproms G540 - 1ª parte

Image Hosted by Imageshack
O gravador/programador de eproms G540

Nem todas as unidades de gestão electrónicas dos veículos automóveis suportam uma programação directa, efectuada no local, existindo ainda inúmeros modelos que obrigam a desmontar a "eprom" onde está gravada a programação e substituí-la por uma nova.

Para proceder a esta operação, para além de dispor do ficheiro com a nova informação, é necessário um gravador ou programador de "eproms", que irá gravar o conteúdo do suporte onde a centralina irá ler as instruções de gestão do motor.

Selecionar um gravador de "eproms" é sempre complexo, dada a multiplicidade de equipamentos disponíveis, o seu preço, o tipo de conexão com o computador, os adaptadores disponíveis no mercado e os modelos de "eprom" que consegue ler e escrever, pelo que qualquer opinião é algo subjectiva.

Entre os critérios de selecção utilizados estabelecemos um preço máximo de 40 euros, que pode atingir a meia centena caso haja lugar ao pagamento de direitos alfandegários, a conexão ao computador via USB, excluindo assim alguns populares modelos que usam a porta paralela, o suporte de sistemas operativos recentes, incluindo o Windows 7, e a capacidade de programar os modelos de "eprom" mais comuns.

Sem comentários: