segunda-feira, fevereiro 07, 2011

Fogo volta à Serra da Estrela - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Incêndio florestal em Portugal

Cinquenta e sete efectivos, incluindo bombeiros de várias corporações, sapadores florestais, corpo especial de bombeiros e Guarda Nacional Republicana, apoiados por 18 viaturas combatem, desde a manhã de hoje, domingo, um incêndio no Parque Natural da Serra da Estrela, concelho de Gouveia.

Segundo o Centro Distrital de Operações de Socorro da Guarda, as altas temperaturas terão estado na origem deste fogo, tal como estiveram na de outros focos de incêndio no mesmo distrito, que já se encontram extintos, mantendo-se activo apenas o que deflagrou na localidade do Malhão.

Durante a tarde este fogo chegou a ter duas frentes, com a dificuldade de acessos e o vento forte a dificultar o combate às chamas, num dia onde as temperaturas foram mais elevadas que as verificadas mais recentemente, mas sem que possam ser consideradas anormais para a época.

Em muitos casos, estes fogos terão origem em queimadas, que ficam fora de controle, situação comum quando não têm início junto de estradas, com o responsável a abandonar rapidamente a zona sem alertar para a existência de um fogo.

Sem comentários: