Um Land Rover Defender numa floresta
O número de incêndios resultantes do funcionamento de um motor nunca foi realmente apurado entre nós e algumas estatísticas antigas, para além de pouco credíveis dado que incluiam um número significativo de veículos pesados, não excluiam a possibilidade de os fogos que tiveram origem perto da estrada terem outras origens, como o atirar de um cigarro pela janela.
Acrescem as manifestas alterações em termos normativos impostas nos últimos anos, que reduzem ou impossibilitam, salvo alterações ou avarias, que uma projecção do escape possa resultar num fogo, podendo-se, sem impor uma proibição absoluta, manter a obrigatoriedade de usar um dispositivo retentor de partículas.
É, no entanto, mais fácil optar pela proibição em absoluto, dando a entender, de forma velada, ou deixando no ar a suspeição de que a circulação em zonas protegidas estaria na origem de alguns fogos, desviando assim a atenção da inexistência de trabalhos de prevenção, das bermas das estradas onde se acumula matéria combustível ou de tantas outras causas que têm na origem a responsabilidade das entidades oficiais.
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