segunda-feira, julho 11, 2011

Helicópteros de combate aos fogos entram em serviço com atraso - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Helicóptero ao serviço da Protecção Civil

A Autoridade Nacional de Protecção Civil informou que 15 helicópteros de combate aos fogos, que deveriam estar operacionais desde o dia 1 de Julho, só vão estar operacionais a partir desta segunda-feira, portanto, com 10 dias de atraso.

Num ano em que o dispositivo, sobretudo a nível de meios aéreos se encontra enfraquecido em termos de efectivos, o facto de um significativo número destas, correspondendo a perto de um terço do total, entrar em serviço com atraso é ainda mais de lamentar e de criticar.

Durante este período, estiveram operacionais perto de metade dos meios aéreos disponíveis nos anos anteriores, situação que, caso se verificassem condições climáticas mais extremas, poderia ter resultado em grandes dificuldades de resposta, com riscos para as populações e para quantos combatem as chamas em terra.

Já se sabia que houvera atrasos nos concursos e a tramitação legal impõe prazos que naturalmente levariam a uma situação deste tipo, ficando-se na dúvida se esta situação decorreu apenas da falta de disponibilidade financeira no lançamento do concurso ou se houve uma opção por reduzir custos, diminuindo o período de operação destes meios.

Sem comentários: