terça-feira, julho 12, 2011

Padronização dos cartões de memória

Image Hosted by Imageshack
Um adaptador para cartões micro SD

O cada vez maior número de modelos de memórias amovíveis, que vão desde as comuns "pen" USB a diversos tipos de cartão, e o facto de os diversos fabricantes optarem por modelos diferentes, tende a resultar num acumular de unidades, cada uma destinada a um único fim.

Para reduzir custos e aumentar a compatibilidade, facilitando a partilha de informação, optamos por usar sempre cartões micro-SD, os de menores dimensões, usados, por exemplo, em telemóveis, e para os quais existem adaptadores para outros formatos.

Assim, para uso na máquina fotográfica Sony DSC H3, o mesmo cartão é introduzido num adaptador para o formato "Dual Stick Pro", enquanto para a câmara que usamos no Defender, o mesmo cartão, ou outro de igual formato, recorremos a um adaptador para SD.

Finalmente, para usar o mesmo formato de cartão num computador pessoal, recorremos a outro adaptador, com ligação USB, que o converte em algo semelhante a uma "pen" convencional, pelo que o mesmo formato de base se tem adaptado a todas as nossas necessidades.

Sem comentários: