domingo, julho 24, 2022

Mais uma inspecção do Discovery - 1ª parte

Por dispormos de um 300 Tdi, desde há anos, que voltou a passar pela habitual, e obrigatória inspecção periódica, não podemos deixar de lembrar um veículo que tem servido bem na sua função de utilização mista, alternando entre o papel de um automóvel comum e o de um todo o terreno com capacidade para transportar até 5 passageiros e bagagem, que faz longos trajectos com consumos que rondam os 9 litros por cada 100 quilómetros.

Apesar de, como uma boa parte dos Land Rover a caminho de serem considerados clássicos, ter visto o seu preço subir ao longo dos últimos anos, os Discovery 1, que incluem os modelos 200 e 300, continuam a representar um bom valor face aos preços actuais e revelam-se de manutenção fácil e barata, sendo penalizados, sobretudo, a nível dos consumos, inevitáveis para um modelo desta época e com o peso e tipo de motorização destes modelos.

Ao contrário de muitos veículos dos anos 90, existe uma grande abundância de peças para os Discovery, embora algumas comecem a escassear, tornando racional adquirí-las em segunda mão ou obter um substituto, sendo na maioria bastante mais baratas do que as disponibilizadas para modelos equivalentes de outro fabricante, complementadas por fabricantes que produzem peças idênticas às originais ou com especificações melhoradas, muitas destinadas a melhorar o desempenho do veículo.

Tendo sido construídos em grande número, e com uma percentagem anormalmente alta de sobreviventes quando comparado com outros veículos da época, os Discovey 1 continuam a merecer o interesse de muitas oficinas, sendo possível encontrar mecânicos que os conheçam bem o que, aliado à sua simplicidade, facilita em muito as reparações, que tendem a ser comparativamente menos dispendiosas do que a de modelos equivalentes e efectuadas com maior rapidez e segurança, o que prolonga a longevidade deste modelo.

Sem comentários: