quarta-feira, agosto 24, 2005

Exemplos do melhor e do pior


Image Hosted by Imageshack
Bombeiros franceses


Foi uma agradável surpresa verificar que, para além das suas funções anti-motim, os canhões de água ao serviço do Corpo de Intervenção da PSP também são utilizados como auto-tanques no combate aos incêndios.

Para além de ser uma forma de rentabilizar estes dispendiosos veículos, a demonstração de imaginação e flexibilidade nesta altura de crise deve servir de exemplo a outras entidades que, igualmente dispondo de meios que podiam e deviam ser utilizados, os mantêm em reserva para as suas funções iniciais ignorando que há um País para salvar.

Em contrapartida, por razões burocráticas que derivam da inexistência de um protocolo, um grupo de bombeiros-sapadores franceses que viajou a suas próprias expensas até ao nosso País para ajudar no combate aos incêndios, viu a sua colaboração ser recusada.

Para além do absurdo da situação, sobretudo tendo em conta que se trata de profissionais treinados e com seguro válido internacionalmente, capazes de efectuar um excelente trabalho é um exemplo da burocracia no seu pior. Felizmente não será esta atitude absurda que irá impedir este grupo de bombeiros franceses de demonstrar o seu profissionalismo e espírito de sacrifício ao serviço de um País cujas autoridades não os souberam acolher.

Sem comentários: