domingo, agosto 21, 2005

OziExplorer - Wayponts

Após ter o mapa calibrado pode-se começar a utilizá-lo, acrescentando os vários elementos que servirão de auxiliares à navegação, como waypoints, rotas e itinerários.

Após carregar o ficheiro map desejado, que irá automaticamente buscar o mapa gráfico que lhe serviu de base, será possível proceder à colocação de novos elementos. Tal como nos capítulos anteriores, iremos começar pelos waypoints, que se podem traduzir genericamente como pontos de passagem, selecionando o icon correspondente, um quadrado amarelo com o número 1 e as letras wpt em baixo, e clicando sobre o mapa para proceder à sua marcação no local desejado.

Após a marcação, é possível editar as características dos waypoints colocando o cursor sobre este e clicando o botão direito do rato. No menu que surge pode-se mudar desde o nome, a representação gráfica ou a descrição, de forma a torná-lo mais facilmente identificável com o ponto que pretende assinalar.

Outra forma de marcar waypoints é através do menu View, Lists e Waypoint List ou da combinação de teclas alt + w, escolhendo a opção de adicionar, após o que devem ser introduzidas as coordenadas e restantes dados referentes a este novo waypoint.

Na imagem seguinte podemos ver o aspecto da janela de introdução de waypoints, ainda sem estar preenchida, sendo necessário utilizar a opção de adicionar para dar início ao seu prenchimento.


Image Hosted by Imageshack
Introdução de waypoints


Desta forma, os waypoints criados serão guardados num ficheiro de extensão wpt, que deverá ter um nome que facilmente o associe ao mapa em uso. Estes ficheiros mais tarde poderão ser carregados através do menu File, Load from File e Load Waypoints from File, podendo-se clicar a opção de Read Only se pretendemos evitar qualquer possível alteração.

Sem comentários: