terça-feira, agosto 23, 2005

OziExplorer - Rotas


Image Hosted by Imageshack
Carta topográfica


A criação de uma nova rota pode ser feita através do menu View, Route Editor ou das teclas alt + r, que nos permite quer adicinar waypoints directamente sobre uma rota, através da opção Add Waypoint que nos vai permitir adicionar waypoints previamente criados a rota. Tal como mecionamos anteriormente, uma rota acaba por ser uma sucessão de waypoints, segundo uma determinada sequência à nossa escolha, pelo que da inclusão e união dos vários pontos irá resultar uma linha contínua.

Outra opção é a de aceder ao menu através do menu Properties, o que nos permite adicionar ou retirar waypoints, modificar a sua ordenação, mudar o nome da rota ou a cor com que esta irá surgir sobre o mapa.

Tal como com outras opções, no fim o ficheiro deve ser guardado com um nome que permita uma fácil identificação.

De forma similar, os itinerários são obtidos através de sucessivas informações enviadas pelo GPS segundo critérios determinados, que permitem quando sobrepostos ao mapa e convertidos numa linha contínua, obter um registo de um percurso previamente seguido.

Uma vez carregado, podemos proceder às alterações consideradas necessárias, dado que a forma automatizada como são criados estes itinerários podem incluir desvios, passagens por zonas erradas ou, inclusivé, erros de navegação.

Torna-se, portanto, conveniente examiná-los e corrigí-los através da edição dos waypoints, o que deve ser realizado através das teclas ctrl + t, que permite a visualização do itinerário, após o que podemos utilizar as teclas alt + t para proceder à sua edição. É também nesta altura que se devem acrescentar waypoints em falta que sejam relevantes para um melhor entendimento do percurso, como curvas, pontes ou pontos de passagem obrigatória e que ajudem a um melhor entendimento do itinerário.

Os vários processos de ajuste estão interligados e devem ser efectuados em simultâneo, clarificando quaisquer dúvidas e com o máximo cuidado para obter uma navegação precisa e segura, sobretudo no caso de este tipo de informações vir a ser partilhada por quem não tenha conhecimento prévio da zona.

Sem comentários: