segunda-feira, agosto 22, 2005

OziExplorer - Datums


Image Hosted by Imageshack
Lista de datums


Um datum é um ponto, linha ou superfície usado como referência para medição de outra quantidade ou um modelo da Terra utilizada para cálculos geodésicos. Desta forma, pode-se considerar um datum é um modelo matemático que representa uma parte da superfície da Terra. As linhas de latitude e longitude de um mapa, são sempre referencia de um datum específico a que corresponde uma distorção resultante da planificação de uma superfície tridimensional.

Num receptor ou sistema de GPS com cartografia, o datum selecionado tem que corresponder ao do mapa sobre o qual a posição deste deverá aparecer, sob pena de erros de leitura que originam um afastamento entre a posição assinalada pelo GPS e o ponto do mapa que representa a posição deste.

Desta forma, segundo o esferoide utilizado pelos cartógrafos e um conjunto de parâmetros como a projecção, podem-se obter desenhos diferentes para uma mesma realidade. Como exemplo, pode-se imaginar que se pretende tornar plana uma esfera. Terá que se começar por abrir, seguidamente selecionar um ponto central, e a partir daí efectuar os cortes que permitem transformar este objecto tridimensional em algo com apenas duas dimensões. Dependente do local que consideramos central, e das linhas de cortes, assim o aspecto será diferente de uma outra planificação feita segundo critérios diferentes, resultando distorções próprias e mapas com aparências distintas no promenor.

Esta é a razão pela qual um erro na selecção de datum resulta num afastamento entre o ponto assinalado pelo GPS e o local referenciado pelo mapa, correspondento a duas planificações diferentes do mesmo objecto inicial.

O OziExplorer utiliza os datums mais comuns, no entanto existe sempre a possibilidade de nos depararmos quer com um mapa feito segundo um datum diferente, seja com um ficheiro de calibragem pouco standard. Para suprir essa falha, é possível criar um ficheiro que adicione ao OziExplorer o novo datum, que desta forma será acrescentado à lista dos que estão disponíveis, permitindo a sua selecção. Para tal deve ser criado com um editor de texto um ficheiro de nome datums.dat, onde será feita a correspondência entre o nome atribuido a este datum e os parâmetros geográficos que deram origem à sua criação. Este é um exemplo do conteúdo do referido ficheiro:

European 1950 - Portugal, -6, -84.0, -107,0, -120.0

Nome do datum, que no exemplo é European 1950 - Portugal e tem que ser o mesmo que aparece no ficheiro de calibragem a utilizar.

Elipsoide utilizada no datum, no exemplo -6. Tem que ser verificada através das tabelas disponíveis.

Dx, Dy e Dz são os parâmetros relativos à criação do datum e constante das tabelas de criação e correspndem ao afastamento segundo os 3 eixos em relação ao datum WGS 84. O Z corresponde à direcção do Polo Norte, o X à intercepção do meridiano principal e do plano do Equador e o eixo do Y-axis é obtido através de um ortogonal à direita por um plano a 90º este do eixo do X e da respectiva intercepção com o plano do Equador.

Após criação deste ficheiro, no final da lista de datums, aparecerá um de nome European 1950 - Portugal, que ficará sempre fora da ordem alfabética. Caso haja necessidade de incluir outros datums, bastará editar o ficheiro datums.dat e acrescentá-los segundo os mesmos critérios.

Na lista da Universidade do Colorado encontram-se os datums em uso e os valores necessários à introdução de novos datums no OziExplorer. Nela se podem encontrar as mais utilizadas no nosso País, como a European 1950 - Portugal Spain, mas também o invulgar datum de Porto Santo, na Madeira, que também serviu de base à elaboração de diversos mapas do arquipélago.

Dado que o maior factor de imprecisão do uso de GPS, na minha experiência, decorre do mau uso de datums, mais do que de uma deficiente calibração dos mapas, espero que a extensão deste texto se justifique.

Sem comentários: