quarta-feira, agosto 31, 2005

OziExplorer - Configuração - 3ª parte

Para obter informações correctas do GPS torna-se imprescindível que as selecções feitas na configuração estejam inteiramente de acordo com as características do modelo utilizado.


Image Hosted by   ImageShack.us
Clicar na imagem para ver versão 595x301 57KB


Modelos simples, como as versões sem memória própria que utilizamos, são normalmente configurados como NMEA only, o que deve ser verificado na documentação do fabricante, sendo neste caso possível escolher a opção All Makes e considerá-lo um modelo genérico. Equipamentos mais sofisticados, embora nalguns casos possam utilizar esta mesma configuração, devem ser selecionados da lista sempre que possível.

Independentemente do modelo, é de extrema importância para a correcta obtenção de resultados selecionar correctamente as opções GPS Upload/Download Datum e GPS NMEA Output Datum, que informam o programa qual o datum segundo o qual o GPS envia a informação posicional. Nenhum tipo de compensação para um deficiente posicionamento deve ser feito trocando este tipo de opção e selecionando um datum que não o correcto para o modelo de GPS utilizado.

Actualmente, a maioria dos GPS usam o datum WGS 84, embora ainda seja possível encontrar modelos que utilizam outros datums, sendo esta informação possível de obter a partir do manual do equipamento.

O grupo de opções do lado direito deve ser configurado de acordo com os limites do aparelho, podendo estes variar largamente de um modelo para o outro. No caso de um modelo que armazena os dados em computador, os limites dependem do computador e não do GPS, sendo obviamente muito superiores aos indicados.

Sem comentários: