terça-feira, agosto 30, 2005

Sugestões 1 - Introdução


Image Hosted by Imageshack
Cinzas por Ingrid Koivukangas


Durante o Verão, acompanhamos a situação dos fogos florestais, tal que já ocorrera durante o ano de 2004, no sentido de identificar situações de que resulte uma menor eficiência e de propor soluções no sentido de as ultrapassar. Apesar dos esforços que se verificam, acreditamos sinceramente que é possível fazer melhor, mudando mentalidades e formas de actuação sem que a tal corresponda um substancial aumento das verbas orçamentadas, algo que seria incompatível com a actual situação financeira do País.

Assim, cremos que não é através do aumento irracional dos meios disponíveis que esta luta será ganha, mas através de uma nova postura, da adopção de novos métodos e do recurso às novas tecnologias.

Não iremos debruçar-nos sobre questões de ordem legal, pois consideramos que o enquadramento existente oferece garantias suficientes, apresentando sobretudo uma deficiência a nível da sua aplicação, nem relativamente ao ordenamento do território, embora possamos apontar para a acção da Câmara Municipal da Lousã como exemplo de uma requalificação ambiental com resultados positivos na prevenção de incêndios florestais.

Desta forma, e no seguimento das experiencias recolhidas, iremos propor um conjunto de alterações e actividades num conjunto de àreas que consideramos prioritárias e relativamente negligenciadas ao longo dos últimos anos. Solicitamos a quem tenha sugestões, ideias ou quaisquer contributos, que nos envie para veraoverde@veraoverde.org.

Sem comentários: