sexta-feira, setembro 02, 2005

OziExplorer - Configuração - 4ª parte

A comunicação com o GPS é feita através de uma porta de comunicações, normalmente uma porta série real ou virtual.


Image Hosted by   ImageShack.us
Clicar na imagem para ver versão 593x301 57KB

Mesmo uma comunicação com um equipamento USB ou PCMCIA ou CF Card faz-se muitas vezes através de uma porta COM virtual, gerada por um programa de gestor de dispositivos ou driver próprio.

Normalmente basta configurar a porta COM para que o GPS funcione, sendo que muitos modelos incluem programas de configuração que nos permite saber qual a porta onde o GPS está ligado através de uma sucessão de testes. No entanto, caso se pretenda utilizar um software capaz partilhar um único GPS por diversas aplicações, como o GPS Gate, inevitavelmente a porta de comunicações terá de ser alterada no OziExplorer e configurada para uma das portas virtuais criadas para efeitos de partilha. A porta original ficará apenas disponível para o software de partilha e não será directamente acessível às restantes aplicações, pelo que, após testada a solução pretendida, esta deve ser devidamente documentada e permanecer tão inalterada quanto possível.

As opções de Upload/Download ou NMEA Baud Rate podem ser deixadas nos valores que o OziExplorer pré-configura, dado serem os valores padrão para este tipo de dispositivos e a sua alteração não representar melhorias visíveis em termos de execução do programa.

Estes quatro textos incluem as opções fundamentais na configuração do OziExplorer de deverão permitir a sua utilização sem problemas na maior parte dos computadores pessoais, mas caso haja alguma dúvida tentaremos esclarecê-la, bastando para tal deixar uma mensagem neste blog.

2 comentários:

jcc disse...

Tenho um Qtek G100, instalei o Oziexplorer CE e, com a preciosa ajuda deste blog, fiz a calibração de umas cartas militares e ficarm optimas no PDA. No entanto, não consigo obter dados do GPS. Será possível configurar este equipamento? Obrigado pela ajuda...

Nuno Cabeçadas disse...

Olá Jorge
Eu não tenho um equipamento idêntico, mas parece-me que tal se deve ao facto de a porta de comunicação que o GPS está a usar não coincide com a que está defenida no Oziexplorer.
Tenho um amigo que teve uma dificuldade semelhante porque o Ozi para PDA suportava, se bem me lembro, até à COM5 e o GPS bluetooth dele usa a 8 ou 9.
O problema foi resolvido abrindo o ficheiro .ini com um editor de hexadecimais e mudando no interior a porta COM para uma suportada pelo Ozi.
Se o problema for o mesmo, este processo pode ajudar.
Um abraço