domingo, agosto 28, 2005

Que autoridade?


Image Hosted by Imageshack
General Ferreira do Amaral


Confesso que até hoje ainda não percebera exactamente quais as funções da Autoridade Nacional para os Incêndios Florestais, mas a entrevista que o General Ferreira do Amaral concedeu ao Expresso dissipou quaisquer dúvidas.

Quando o responsável máximo por esta entidade assumiu ter apenas um papel de apoio moral aos bombeiros, quando se esperava que fosse o coordenador pelo combate aos incêndios, torna-se inevitável considerar que não houve, efectivamente, uma melhoria da coordenação a nível nacional.

Mais grave ainda, criou-se uma ilusão de haver um orgão de cúpula, chefiado por um militar experiente e prestigiado, que se suponha estar investido da autoridade de dirigir sob um comando único as várias estruturas e entidades envolvidas nos combates aos incêndios. Sabe-se agora que para além de funções de aconselhamento ou consultadoria, as quais deveriam ser deixadas a especialistas na matéria, esta autoridade apenas o é de nome, deixando ao SNBPC as mesmas funções que há muito desempenhava.

Concluo que ainda não foi este ano que existiu um comando único, capaz de eliminar problemas coordenação e de responsabilidades sobrepostas ou indefinidas, e de se impor sobre o caos que tantas vezes é patente nas operações de combate aos fogos. Pena é que, durante a maior parte da época de incêndios, tenha sido criada a ilusão de que este ano havia Autoridade.

Sem comentários: