Land Rover militar recuperável
É nosso propósito continuar a propor soluções que, com custos reduzidos ou virtualmente inexistentes possam aumentar a eficácia da prevenção dos fogos florestais, utilizando recursos que para muitos já estão perdidos, mas que consideramos ainda poderem ser recuperáveis.
Este é apenas um exemplo, mas estamos seguros de que, com algum estudo e imaginação por parte de quem conheça bem os meandros dos recursos do Estado, muitos outros poderão surgir.
Anualmente a Direcção-Geral do Património e as próprias forças militares e militarizadas alienam largas quantidades de veículos todo o terreno, muitos dos quais vão directamente para a sucata enquanto a maioria dos que se encontram em melhor estado são comercializados através de intermediários.
Propomos que estes veículos sejam vendidos, sob condições específicas, a quem assumir o compromisso de efectuar vigilância florestal durante um determinado período. Dado que estes veículos são vendidos a baixo preço, poderiam ser cedidos mediante contrato-programa quer a particulares, quer a associações que assumam o compromisso de efectuar, por exemplo, seis meses de vigilância, transitando a propriedade no termo e após certificação do cumprimento do acordado. Para os mais jovens, que estejam vocacionados para esta missão de voluntariado e tenham algum tempo disponível para recuperar um veículo, pode ser a forma de poder participar obtendo uma contrapartida que, para muitos, pode ser particularmente apetecível.
É uma solução simples, de custo reduzido, e que facilmente poderá rentabilizar veículos considerados em fim de vida, já que serão os futuros proprietários a suportar as despesas da sua recuperação, e aumentará os recursos disponíveis para missões de vigilância.
Sem comentários:
Enviar um comentário