quinta-feira, setembro 08, 2005

Sugestões 8 - Prevenção ao longo do ano


Image Hosted by Imageshack
Land Rover's em caminhos florestais

Embora os meses de Verão sejam os mais críticos, existem diversas missões relevantes que devem ser realizadas antes do iníco desta época. Concretamente, a limpeza e desobstrução de caminhos florestais e aceiros, bem como a sua inclusão nos mapas que servirão de base às intervenções a realizar em caso de urgência, são exemplos de actividades que devem ser realizadas antes da época de fogos e aumentam em muito a rapidez de resposta em caso de necessidade.

Neste ponto concreto, propomos a adopção de caminhos florestais por parte de associações ou grupos de cidadãos, que se responsabilizarão por mantê-los transitáveis durante todo o ano. Esta actividade deverá ser proposta às autarquias locais e associações ligadas à juventude, defesa do ambiente, todo o terreno entre outras, mas também poderá ser solicitada a colaboração aos inscritos nos Centros de Emprego, dependendo da vontade política para o fazer.

Embora com algumas limitações, este tipo de actividade também deveria estar incluida nas actividades escolares, em conjunto com um enfoque na educação ambiental e nos procedimentos a adoptar em caso de urgência.

Os caminhos assim mantidos serão devidamente registados nos mapas a distribuir e incluidos nos vários sistemas de orientação e na cartografia disponível de forma a serem previamente reconhecidos e avaliados pelos Serviço Municipais de Protecção Civíl da sua área.

Sem comentários: