domingo, novembro 13, 2005

500 milhões de euros


Image Hosted by Imageshack
Bombeiro em acção durante o Verão de 2005

Ou 100 milhões de contos será previsivelmente o custo dos incêndios do Verão de 2005, os quais ultrapassam os de 2003, ano em que ardeu uma maior área.

O facto de este ano os prejuizos serem mais elevados deriva da melhor qualidade da madeira ardida, factor que começa a ser contabilizado para tornar este o Verão mais trágico nestes anos mais recentes, com a agravante de uma muito maior perda de vidas humanas do que em 2003.

Já por diversas vezes falamos na necessidade de fazer uma análise cuidada das áreas ardidas e da sua real importância e valor, evitando contabilizar da mesma forma mato a necessitar de ser desbravado, floresta ordenada com valor comercial ou zonas protegidas, impedindo assim a manipulação dos números de forma demagógica e irresponsável como tem acontecido.

Assim, apelamos a todos os interessados para que participem na discussão pública do plano proposto pela APIF, conforme sugerimos quando apresentamos as nossas sugestões resultantes do estudo dos incêndios ocorridos este ano.

Actualmente, decorre o período de discussão pública da Proposta Técnica de Plano Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios, conforme noticiamos, sendo da maior importância que todos os envolvidos ou interessados nesta problemática enviem o seu contributo em vez de se limitarem, no termo de mais um Verão, a lamentar o que não foi feito.

Sem comentários: