sábado, novembro 19, 2005

Bombeiros não concordam com diplomas do Governo para o socorro


Image Hosted by Imageshack
Cartaz do 39º Congresso da LBP

Numa análise realizada ontem no Congresso da Liga dos Bombeiros Portugueses, em Viseu, os bombeiros dizem que, com excepção do diploma relativo à Lei de Bases da Protecção Civil, enquanto os outros três são “confusos e insuficientes”.

Segundo a LBP, o diploma que altera a Lei Orgânica do SNBPC assume “o carácter de instrumento transitório, adiando o processo de edificação de uma estrutura forte”, enquanto o que cria um grupo de primeira intervenção na área do socorro integrado na GNR “é uma opção de natureza política com uma frágil sustentação técnica”.

O facto do Governo ter aprovado os quatro diplomas do sistema de socorro e protecção civil sem consultar os bombeiros, mereceu fortes críticas de muitos congressistas.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, comandante dos bombeiros locais e dirigente da ANMP, Jaime Soares, fez as críticas mais duras ao afirmar “Basta! Não podemos continuar a ser o elo mais fraco. Assistimos a um conjunto de atitudes de desrespeito institucional, comportamento que visa dividir os bombeiros”.

A LBP vai organizar um grupo de trabalho para obter a alteração destes diplomas, formulando fortes críticas por estes terem sido aprovados sem consultar os bombeiros.

Sem comentários: