quarta-feira, dezembro 21, 2005

Atropelamentos mortais em Lisboa duplicam


Image Hosted by Imageshack
Acidente rodoviário em zona urbana

Apesar do número de atropelamentos ter diminuído de 2004 para 2005, este ano registou-se um maior número de casos mortais em Lisboa, com a Direcção-Geral de Viação a registar mais 6 casos do que no ano passado.

Dados da Direcção-Geral de Viação indicam que de 7 mortos por atropelamento nas ruas de Lisboa em 2004 se passou para 13 no corrente ano, mas a Direcção Nacional da PSP avança com 22 vítimas mortais, sendo estes os acidentes que mais contribuíram para o aumento do número de mortos nas estradas da capital.

No total, e ainda segundo a PSP, cujos números são francamente superiores aos da DGV, verificaram-se 894 atropelamentos, dos quais resultaram, para além dos 22 mortos já mencionados, ainda 132 feridos graves e 794 feridos ligeiros.

Segundo as estatísticas, os sinistros são mais habituais entre as 12:00 e as 18:00, mas nos primeiros quatro meses deste ano, o período que registou maior número de acidentes foi entre as 00:00 e as 06:00 da madrugada.

A situação preocupa, entre outros, a ACA-M, Associação do Cidadão Auto-Mobilizado, que já enviou uma carta sobre o assunto á vereadora do trânsito da Câmara Municipal de Lisboa, Marina Ferreira, onde incita "a Câmara Municipal deve reconhecer a sua responsabilidade social na situação vergonhosa que é a elevadíssima sinistralidade rodoviária na cidade".

No entanto, a maior parte destas opiniões acabam por ser tendenciosas, ilibando os peões e responsabilizando, de forma quase exclusiva, os condutores, pelo que deverá ser feita uma análise mais cuidada e menos emotiva, capaz de expor com verdade e isenção este fenómeno assustador.

Voltaremos a esta questão, que afecta de modo particular os proprietários de veículos todo o terreno, particularmente estigmatizados em diversos países europeus, de forma a reflectir um pouco sobre esta triste realidade.

Sem comentários: