segunda-feira, dezembro 19, 2005

Polícia identificará condutor e viatura em segundos


Image Hosted by Imageshack
Automóvel de patrulha da PSP

A GNR e a PSP vão dispor de um novo sistema de informática móvel que permitirá aceder a todos os dados de um condutor e respectiva viatura em tempo real e a qualquer momento.

O objectivo principal é travar a insegurança rodoviária combatendo eficazmente as infracções e a criminalidade.

O projecto deverá entrar em vigor nos primeiros meses de 2006 e permitirá a execução de contra-ordenações e o pagamento ou depósito das contra-ordenações directas.

Será ainda possível aceder à informação de viaturas roubadas e a apreender, histórico de contra-ordenações, cartas de condução, dados de veículos ou membros de empresas de segurança privada, entre outras.

As viaturas das forças de segurança, para além de um computador portátil equipado com uma placa de comunicações 3G, que pode ser removido do veículo em caso de necessidade, vão ter ainda uma impressora para que possam imprimir o auto e fornecer de imediato a cópia à pessoa ou entidade autuada.

Pretende-se com estes novos meios informáticos, cujo investimento rondará os 4 milhões de euros, que haja uma maior eficácia policial e diligência dos processos através de um acesso permanente à informação.

Sendo uma medida importante, necessita que sejam devidamente acautelados os problemas de segurança que decorrem do uso de redes "wireless", dado que a ausência de uma conexão física torna este método, quando não são implementadas as necessárias seguranças, particularmente vulneráveis a utilizadores não autorizados.

Em Portugal este problema é tanto mais grave dado que, apenas há 2 anos, numa simples viagem entre o Saldanha e o Marquês de Pombal, foi possível detectar 20 redes empresariais sem fios não protegidas, todas absolutamente vulneráveis a quem pretendesse usá-las como ponto de acesso à Internet ou a uma tentativa de acesso indevido.

Sem comentários: