sexta-feira, dezembro 23, 2005

Clinómetro adquirido no EBay


Image Hosted by Imageshack
Clinómetro e conector para tomada de isqueiro

Chegou finalmente, um pouco mais de um mês após a compra, o clinómetro ou medidor de inclinações adquirido no EBay por uma dúzia de euros, incluindo o envio a partir de Hong Kong.

Para o encontrar no EBay basta uma pesquisa por "clinometer" e surgem várias opções, tendo optado pela menos dispendiosa após calcularmos os custos de transporte e estimarmos que, tendo em conta o preço, não haveria direitos alfandegários a pagar.

Estas fotografias iniciais demonstram o desenho simples de um modelo inteiramente em plástico, com iluminação através da tomada de isqueiro e que se destina a ser preso, através de um autocolante de duas faces, no topo do tablier de instrumentos.

Apesar de a instalação ser intuitiva, o fabricante chinês teve o cuidado de incluir instruções no sentido de este ser colocado na perpendicular ao eixo longitudinal do veículo e numa posição que não obstrua o campo de visão, após o que se pode proceder ao seu ajuste com a viatura parada num local horizontal e plano.


Image Hosted by Imageshack
Clinómetro iluminado ligado a 12V

Numa sala inteiramente às escuras, necessário para testar o grau de iluminação, o clinómetro foi ligado a um arrancador de baterias com tomadas de isqueiro de 12 volts, de modo a verificar não apenas o funcionamento, mas a praticabilidade.

Como é normal nestes equipamentos de gama económica, a luz é particularmente intensa, como se tal fosse uma afirmação de qualidade por parte do construtor, sendo mais forte do que a totalidade do painel de instrumentos de um Série, o que quase permite utilizá-lo como luz de leitura.

Não sendo tão bem acabado como muitos dos modelos comercializados, o facto de custar perto de um terço do preço das versões mais dispendiosas, acaba por compensar, pelo que poderá ser uma prenda de Natal a preço módico para quem possua um todo o terreno e o vencedor do campeonato de pechinchas deste ano quase a terminar.

Sem comentários: