segunda-feira, novembro 28, 2005

Alimentador de bateria portátil


Image Hosted by Verão Verde
Alimentador de bateria portátil de 400 Amp.

O conjunto de equipamentos eléctricos, que vão desde o computador portátil ao rádio, passando por GPS, telemóvel e todos os opcionais que forem considerados necessários podem levar a uma utilização excessiva sobre a bateria.

Assim, consideramos duas opções, sendo a primeira instalar uma segunda unidade e a segunda a de colocar dentro do veículo, devidamente acondicionado, um alimentador com múltiplas ligações tipo tomadas de isqueiro, algo que falta de origem a diversos veículos mais antigos, como é o caso dos Land Rover Série 3.

No caso da opção pelo alimentador, não há lugar a qualquer instalação, apenas a um acondicionamento, tendo como vantagem a sua portabilidade e a sua remoção em caso de não utilização, podendo ser deslocado quer para ser recarregado, quer para prestar auxílio a outro veículo com problemas eléctricos.

Por outro lado, também pode ser carregado a partir da bateria instalada no veículo, através de uma ligação a uma tomada de isqueiro, caso esta esteja instalada, de forma algo semelhante a uma 2ª bateria, embora não tão automática como utilizando o kit de "split-charge" que mencionados anteriormente.

Para quem não queira modificar o veículo, esta pode ser uma opção a ter em conta, aconselhando-se um modelo com compressor, iluminação, múltiplas ligações para tomadas de isqueiro e um mínimo de 400 Ah, valor necessário para servir de arrancador a um motor diesel.

O modelo que possuimos corresponde às especificações acima mencionadas, tendo um total de 3 tomadas de isqueiro que nos permitem operar o computador portátil, o rádio e um outro equipamento adicional, como o telemóvel, a partir da caixa de carga, sem que para isso seja necessário proceder a ligações eléctricas adicionais.

Algo que gostariamos de ter também no alimentador seria um inversor de corrente, de modo a poder utilizar equipamentos alimentados a 220V sem a necessidade de adicionar um dispositivo externo, mas nunca vimos nenhum modelo com esta característica, que em muito valorizaria o alimentador.

Com esta configuração, apenas um GPS portátil, de muito baixo consumo, está ligado à bateria na bateria principal, evitando que esta seja sujeita a qualquer descarga excessiva.

Neste balanço entra vantagens e desvantagens, como opção provisória ou de baixo custo, o alimentador de baterias tem sido suficientemente eficaz e flexível para justificar a sua aquisição, pelo que aconselhamos a aquisição de um exemplar.

Sem comentários: