quarta-feira, novembro 30, 2005

MapMerge - 2ª parte


Image Hosted by Imageshack
Écran de MapMerge com selecção de ficheiros

O passo seguinte é a configuração dos locais onde estão os ficheiros, que deverá coincidir com a do OziExplorer, para quem usa este programa, normalmente no directório maps, mas poderão, igualmente estar numa unidade de CD ou DVD-ROM.

Também deve ser configurado o local onde os mapas resultantes serão gravados, bem como dada a indicação ao programa dos datums em que estes se encontram.

A fase seguinte é, infelizmente, a mais morosa, e aconselha-se a deixá-la para uma altura em que o computador não esteja em uso, correspondendo à indexação dos mapas e geração de "thumbnails".

Antes de proceder a esta operação, deve-se verificar cuidadosamente se há ficheiros danificados, dado que leva ao fim do progama sem proceder à indexação e, se possível, terminar todas as restantes aplicações, dado que este programa é extremamente exigente em termos de processamento.

Caso o programa se interrompa inesperadamente durante esta fase e não seja fácil de detectar algum ficheiro danificado, aconselha-se a reinstalar quer as digitalizações, quer os ficheiros de calibragem antes de nova tentativa.

Para a iniciar, basta selecionar os directórios onde estão os mapas através do butão "ADD", sendo nosso conselho o de colocar nesses directórios apenas os ficheiros necessários, sem o que poderão ser indexados centenas de ficheiros que não se pretende utilizar, tornando a opção particularmente morosa.

Em cada directório selecionado, identificado na parte superior, serão listados os ficheiros existentes, podendo depois ser selecionados os que interessam na obtenção do mapa final através da marcação de uma "check-box" na lista visível na zona inferior do écran.

Observando a imagem, pode-se ver que está selecionado o directório referenciado com o número 7, estando este identificador presente na descrição de cada um dos ficheiros selecionados, o que indica, caso a distribuição dos ficheiros pelos directórios seja coerente, que os mapas estarão relacionados entre sí e, portanto, podem ter continuidade.

Assim, estarão selecionados os mapas que irão compor o "mosaico" final, o mapa onde estarão incluidas todas as áreas assinaladas.

Sem comentários: