quarta-feira, novembro 30, 2005

MapMerge - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Écran de MapMerge versão 1.04

Este utilitário, destinado aos utilizadores do OziExplorer, é ainda relativamente desconhecido, mas tem a vantagem de permitir juntar vários mapas de modo a obter um outro de maiores dimensões, devidamente calibrado, que permita ao utilizador deslocar-se em toda a extensão coberta sem interrupções.

Esta solução facilita o uso de rotas, percursos ou outras marcações que saiam de um mapa para outro, permitindo uma visão de conjunto de toda a área onde o utilizador se pretende movimentar.

O principal inconveniente dos mapas obtidos é que, sendo feitos através da adição de diversos mapas, resultam de grandes dimensões e consequentemente, mais lentos a carregar e manejar, para além de estarem no formato ozfx3, proprietário do OziExplorer e necessitarem de uma versão 3.95.3g4 ou superior deste programa para serem abertos.

Para instalar este programa gratuito, é necessário proceder à sua descarga a partir do site do OziExplorer, onde está alojado, para o disco do computador e, seguidamente proceder à sua instalação.

Seguidamente, basta clicar sobre o ficheiro ozimapmerge_setup para dar início à instalação, sendo a versão mais recente a Beta 1.05, não obstante o programa de instalação e a imagem apresentada ainda referirem a 1.04.

As opções de instalação dizem apenas respeito aos directórios de instalação, que por defeito coincidem com os do OziExplorer, e à criação ou não de um icon no "desktop", pelo que podem ser usados os valores previstos.

Nos próximos textos serão descritas opções de configuração e relatados alguns testes que fizemos.

Sem comentários: