segunda-feira, outubro 31, 2005

Cabos de bateria


Image Hosted by Imageshack
Cabos de bateria de 400 Amperes

Se há uma situação em que o ditado "o barato sai caro" tem uma verdadeira aplicação, é nos cabos de bateria a utilizar no arranque de motores a gasóleo.

Se bem que a maioria dos modelos comercializados são de 200 amperes, o que na verdade serve bem para um utilitário, ou de 300 amperes, aceitável para motores a gasolina, quando se chega aos motores diesel como os de 2286 cc que equipam os Série, o pico durante o arranque atinge facilmente entre 350 e 380 amperes.

Este máximo pode parecer exagerado, sobretudo se pensarmos que a bateria aconselhada para este modelo é de 95 amperes, mas este valor é para funcionamento contínuo, não para picos ocorridos durante o arranque.

Dado que a qualidade varia muito de um fabricante para outro, é sem dúvida possível que alguns dos cabos de 300 amperes existentes no mercado permitam arrancar sem problemas estes motores ou equivalentes, mas também podem criar uma sensação de segurança ilusória que normalmente é desfeita na pior altura, ou seja, quando existe uma emergência.

Sabemos, por experiência própria, que o valor mínimo que nos garante segurança, é o de 400 amperes, pelo que, mesmo sabendo que o custo é substancialmente superior ao dos restantes modelos mencionados, não encontramos outra opção que nos garanta alguma tranqulidade.

Sem comentários: