Como forma de obviar a este desgaste e a um eventual aumento de consumo derivado dos atritos daí resultantes, vários fabricantes desenvolveram cubos de roda que permitem, de uma forma simples e sem recurso a ferramentas, desligar todos os componentes mencionados de forma a que não se movam de forma inútil.
Se a maioria dos modelos são funcionalmente equivalentes, sendo os mais conhecidos os da Fairey, o número de estrias difere conforme o modelo do veículo em que são instalados.
Assim, na maior parte dos Série antigos, são usados componentes com 10 estrias, enquanto nos veículos mais recentes e em determinadas versões militares passaram a ser de 24, obrigando a um modelo de cubos apropriado.
Detalhe de cubo de roda livre de 10 estrias
Logicamente, e caso seja engrenada a tracção integral, deve-se ter o cuidado de bloquear os cubos das rodas dianteiras de forma a que estas funcionem correctamente.
Se bem que ainda seja possível adquirir unidades novas, a um preço que pode alcançar algumas centenas de euros, um conjunto em 2ª mão vende-se por perto de 50 euros, a que acrescem custos de transporte que, sendo proveniente de Inglaterra, não andam longe dos 30 euros.
Sem comentários:
Enviar um comentário