quarta-feira, novembro 02, 2005

Cubos de roda livre


Image Hosted by Imageshack
Cubos de roda livre Selectro

Embora os Série 3 sejam 2x4 e 4x4, com raras excepções, mesmo com a tracção dianteira desligada os semi-eixos e diferencial associados continuam a girar, do que resulta um desgaste inútil destes componentes.

Como forma de obviar a este desgaste e a um eventual aumento de consumo derivado dos atritos daí resultantes, vários fabricantes desenvolveram cubos de roda que permitem, de uma forma simples e sem recurso a ferramentas, desligar todos os componentes mencionados de forma a que não se movam de forma inútil.

Se a maioria dos modelos são funcionalmente equivalentes, sendo os mais conhecidos os da Fairey, o número de estrias difere conforme o modelo do veículo em que são instalados.

Assim, na maior parte dos Série antigos, são usados componentes com 10 estrias, enquanto nos veículos mais recentes e em determinadas versões militares passaram a ser de 24, obrigando a um modelo de cubos apropriado.


Image Hosted by Imageshack
Detalhe de cubo de roda livre de 10 estrias

O modelo das fotografias é um Selectro, de 10 estrias, podendo-se ver as indicações de rotação para bloquear ou libertar o trem dianteiro, bastando para tal rodar a parte interior nesse sentido e a indicação do estado actual.

Logicamente, e caso seja engrenada a tracção integral, deve-se ter o cuidado de bloquear os cubos das rodas dianteiras de forma a que estas funcionem correctamente.

Se bem que ainda seja possível adquirir unidades novas, a um preço que pode alcançar algumas centenas de euros, um conjunto em 2ª mão vende-se por perto de 50 euros, a que acrescem custos de transporte que, sendo proveniente de Inglaterra, não andam longe dos 30 euros.

Sem comentários: