quinta-feira, novembro 03, 2005

Sequência de ignição em Série 3 Diesel


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Manual de utilizador de Série 3

O manual de utilizador distribuido com os Série 3 fornece um conjunto de indicações relativamente aos procedimentos a adoptar para por em funcionamento os motores diesel.

Segundo o manual, a sequência, dependendo da posição da chave, será a seguinte:

(a) Chave a direito, desligado.
(b) Primeira posição para a direita, sistema eléctrico ligado.
(c) Continuar o movimento para a direita até ao primeiro stop, velas de aquecimento ligadas.
(d) Novo movimento pressionando a mola de retorno, opera o motor de arranque.

Após esta sequência, a mola de retorno reposiciona a chave na posição (b), mantendo o sistema eléctrico ligado e as velas e o motor de arranque desligados.

A Land Rover recomenda no seu manual que as velas de aquecimento estejam ligadas durante pelo menos 10 segundos se o motor estiver frio e a temperatura exterior for de 0ºC, embora este valor, por experiência própria, nos pareça insuficiente.

Com temperaturas na ordem dos 20ºC negativos, o período de acionamento das velas será de até 30 segundos, mas mesmo com a bateria parcialmente descarregada até 70%, o motor deverá arrancar sem problemas se sujeito a uma manutenção adequada.

Um erro comum é tomar a luz que surge no painel de instrumentos quando o sistema eléctrico é ligado, de cor vermelha, pela indicação de acionamento das velas de aquecimento, de cor mais amarelada, do que resulta tentar acionar o motor sem que estas tenham sido activadas.

Também é recomendado que o acelerador manual, de que falamos, esteja a meio curso, o que evita usar o pé para pressionar o acelerador e deve permitir ao motor arrancar sem problemas.

Para desligar, deve-se puxar o cabo que corta o abastecimento de combustível ao motor sendo que, em teoria, só depois disso é que seria possível colocar a chave na posição de desligado e retirá-la, mas pela experiência, tal só deverá acontecer em modelos com tranca de direcção e será uma medida de precaução para evitar manter o veículo a funcionar e eventualmente em andamento com a direcção bloqueada.

Logicamente, deve-se ter o cuidado de empurrar novamente e até ao fim o cabo do sistema de corte de combustível sem o que o motor não será alimentado e, consequentemente, não funcionará.

Os manuais de Série 3 ainda podem ser encontrados com alguma facilidade quer na Internet, quer em lojas da especialidade e são um auxiliar valioso para quem possua uma destas viaturas, pelo que aconselhamos sinceramente a sua aquisição, sendo também um presente interessante para o Natal que se avizinha.

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