terça-feira, novembro 01, 2005

Acelerador manual em Série 3


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Acelerador manual em Série 3 modelo militar

Bem conhecido por parte de quem tem um guincho mecânico, como o Capstan, a importância do acelerador manual escapa por vezes aos proprietários dos Land Rover, que não recorrem a ele durante a sequência de arranque.

Sendo um opcional nas versões a gasolina, embora quase obrigatória nos Land Rovers militares, é um equipamento standard nos diesel com motor de 2286 cc, e a sua utilização durante o arranque é recomendada pelo fabricante no manual do utilizador.

Assim, antes de proceder ao arranque, o acelerador manual deve ser colocado a meio curso, após o que se pode proceder à ignição, assumindo que as velas de aquecimento já estiveram activadas durante 15 a 30 segundos, conforme a temperatura seja mais alta ou mais baixa.

Nestas condições, com a bateria carregada a pelo menos 70% a 75%, o óleo apropriado e sem carregar no pedal do acelerador, o motor de um Série Diesel deve arrancar na 1ª ou 2ª rotação do motor, cabendo ao acelerador manual determinar nesta altura o nivel do ralenti.

Após alguns minutos de funcionamento, e dependendo das condições, pode-se por o acelerador manual na posição neutra, de forma a não influir no regime do motor, ficando a sua próxima utilização reservada para um novo arranque ou para selecionar a velocidade de um guincho mecânico.

No próximo texto iremos apresentar o esquema do guincho Capstan aqui mencionado, incluindo referências das várias peças que o constituem.

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