Acelerador manual em Série 3 modelo militar
Sendo um opcional nas versões a gasolina, embora quase obrigatória nos Land Rovers militares, é um equipamento standard nos diesel com motor de 2286 cc, e a sua utilização durante o arranque é recomendada pelo fabricante no manual do utilizador.
Assim, antes de proceder ao arranque, o acelerador manual deve ser colocado a meio curso, após o que se pode proceder à ignição, assumindo que as velas de aquecimento já estiveram activadas durante 15 a 30 segundos, conforme a temperatura seja mais alta ou mais baixa.
Nestas condições, com a bateria carregada a pelo menos 70% a 75%, o óleo apropriado e sem carregar no pedal do acelerador, o motor de um Série Diesel deve arrancar na 1ª ou 2ª rotação do motor, cabendo ao acelerador manual determinar nesta altura o nivel do ralenti.
Após alguns minutos de funcionamento, e dependendo das condições, pode-se por o acelerador manual na posição neutra, de forma a não influir no regime do motor, ficando a sua próxima utilização reservada para um novo arranque ou para selecionar a velocidade de um guincho mecânico.
No próximo texto iremos apresentar o esquema do guincho Capstan aqui mencionado, incluindo referências das várias peças que o constituem.
Sem comentários:
Enviar um comentário