segunda-feira, outubro 31, 2005

Liga de Bombeiros Portugueses reage às propostas do Governo


Image Hosted by Imageshack
Dr. Duarte Caldeira

Através do seu Presidente, Dr. Duarte Caldeira, a Liga dos Bombeiros Portugueses já reagiu às medidas propostas ontem pelo Governo.

Segundo este dirigente declarou ao Correio da Manhã, os Bombeiros “não estão para ser transformados” em pelo menos duas coisas: “mão-de-obra barata do novo sistema e, muito menos, em marionetas dos generais sem tropas”.

Estes “generais” serão “os muitos comandantes municipais, regionais ou distritais”, tal como está previsto no diploma ontem aprovado e onde os níveis de comando parecem multiplicar-se sem que a isso corresponda um aumento de efectivos operacionais.

Só faz sentido definir níveis de comando, quando se garante a existência digna e qualificada dos comandados – o que não é o caso”, afirmou Duarte Caldeira.

Olhando para o Orçamento de Estado, não vislumbramos sustentabilidade financeira para a estrutura anunciada”, mas como o Governo já garantiu que o dinheiro não será problema, Duarte Caldeira diz não perceber é “como será possível compatibilizar o actual quadro de missão legal atribuído aos bombeiros, com a missão a atribuir a este grupo especial de intervenção (da GNR)”.

Da primeira resposta da Associação dos Profissionais da Guarda ouvimos exprimir a mesma preocupação que partilhamos, a de que os efectivos envolvidos nesta operação sejam retirados de outras funções operacionais onde a sua falta rapidamente se fará sentir, sendo que a sua acção nesta nova missão só será eficaz dispondo de treino e equipamentos que terão ainda de ser orçamentados.

A proposta do Governo estará em discussão pública durante 30 dias, para que os interessados e envolvidos possam pronunciar-se, sendo que reiteramos a impressão com que ficamos ontem, no dia da apresentação, quando exprimimos as nossas reservas quanto à capacidade de implementar este dispositivo que, segundo cremos, não será a via mais adequada à solução de um problema cujas raizes estruturais permanecem ignoradas.

Sem comentários: