domingo, dezembro 18, 2005

Ponte de Lima vai ter Zona de Intervenção Florestal


Image Hosted by Imageshack
Zona agrária

A Associação Florestal do Lima (AFL) anunciou hoje que terá constituída em 2007 uma Zona de Intervenção Florestal (ZIF) em Ponte de Lima, para garantir uma melhor gestão da floresta na região.

Em declarações à agência Lusa, a técnica responsável pelo projecto explicou que os objectivos fundamentais da criação da ZIF são "resolver os problemas estruturais da pequena propriedade sem gestão florestal e garantir a protecção de espaços".

A ZIF de Ponte de Lima integrará uma área de intervenção de 1.141 hectares e compreende parte das freguesias de Anais, Cabaços, Calvelo, Fojo, Lobal, Friastelas e Rebordões do Souto.

A criação das Zonas de Intervenção Florestal foi aprovada em Junho pelo Governo para que os proprietários e produtores florestais possam gerir este património de forma correcta, com o apoio de técnicos qualificados e acesso a recursos económicos provenientes de diversos fundos.

Segundo o Ministério da Agricultura, as ZIF são áreas florestais contíguas, constituídas por espaços maioritariamente florestais e que serão submetidas a planos de gestão e de defesa da floresta.

Embora as ZIF sejam uma óbvia necessidade, muitos pequenos proprietários continuam a recear a perda de controle e até de posse, pelo que a implementação desta solução continua a ter dificuldades que, em muitos casos, impossibilita a sua aplicação.

Por outro lado, existem em Portugal demasiadas parcelas cujos proprietários são desconhecidos, levando à impossibilidade de responsabilizar quem não cuida dessas áreas florestais, ou quem não aceita incluí-las numa zona devidamente ordenada, pelo que será aconselhável rever alguma da actual legislação de forma a agilizar todo o processo.

Sem comentários: