Incêndio durante o mês de Julho de 2006
No distrito da Guarda, concelho de Pinhel, um incêndio na localidade de Bogalhal, é combatido por 31 bombeiros apoiados por 8 viaturas, consumindo mato desde as 00:22 de ontem.
Este fogo iniciou-se ao fim da tarde e consome mato, estando ainda por circunscrever.
No concelho de Mértola, distrito de Beja, em Vale Côvo, outro incêndio começou pelas 20:00 e devasta mato, estando a ser combatido por 18 bombeiros com 6 viaturas.
Uma outra situação de emergência, embora não relacionada com incêndios florestais, decorre de uma tromba de água que atingiu Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança, com pessoas isoladas pela água, um autocarro com crianças atingido por uma derrocada, viaturas submersas e agricultura destruída.
Inundações: outra das ameaças que enfrentamos
Na zona mais baixa da sede de concelho, na Fonte Seca, as inundações provocadas pela enxurrada originaram acumulação de água, que chega a atingir "três metros de altura, junto às varandas das casas", pelo que vários habitantes se encontram presos no interior de habitações que não terão condições para serem usadas.
Neste momento, o número de habitações inundadas ou o dos automóveis arrastados e submersos pelas águas, bem como os danos na agricultura onde se preparava a apanha da amêndoa e o início das vindimas, ainda não está contabilizado.
Segundo informações do Centro Distrital de Operações de Socorro de Bragança estão no concelho seis corporações de bombeiros, num total de 47 homens e 14 viaturas, mas o número de efectivos será superior dado que muitos bombeiros acorreram directamente sem passar pelos quarteis.
Para além das alterações climáticas, a falta de políticas de ordenamento não contribui apenas para a fácil propagação de incêndios florestais, mas tem impacto a nível de inúmeras outras situações de risco, como a que mencionamos, havendo ainda a possibilidade de uma interpenetração entre estes fenómenos.
É frequente, após incêndios, verificarem-se deslocamentos de terra, de que resultam alterações de linhas de água, dificuldades de escoamento ou outras situações problemáticas cujas consequências não são devidamente avaliadas e cujos prejuizos não são imputados aos fogos que estão na sua origem.
Sem comentários:
Enviar um comentário