terça-feira, novembro 28, 2006

Reservas de equipamentos e veículos


Image Hosted by ImageShack
Interior de veículo de comunicações

Já sugerimos, de passagem, a criação de uma "pool" de veículos ou equipamentos que sejam incluidos numa reserva centralizada a nível nacional e que possam ser atribuidos temporariamente a unidades operacionais em caso de necessidade.

A constituição de uma reserva, dependente do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil, que inclua um conjunto de meios de reforço, ou que pela sua especificidade não se justifiquem ter existência local, pode constituir uma alternativa ao actual planeamento, onde cada corporação detém um conjunto de recursos que poderão ser reforçados, normalmente, com base em factores de proximidade.

Verifica-se que esta forma de reforço não é, normalmente, a mais adequada em caso de situações mais complexas, onde todos os meios existentes numa dada área já estão empenhados nas operações, dificultando o reforço a nível local.

Por outro lado, existem situações de socorro sazonais, como as inundações no Inverno ou os incêndios florestais no Verão, sendo que as áreas afectadas, em grande parte, não são coincidentes.

Mesmo tendo em conta que os meios utilizados, em grande parte, não coincidem, outros há que são polivalentes e poderão intervir nas mais diversas operações de socorro, inlcuindo aqui os dispendiosos veículos de comando e comunicações e toda uma estrutura logística que falta nos teatros de operações.

A afectação de meios temporários aos comandos distritais ou a corporações, com base em factores objectivos que envolvam o nível de risco e o grau de operacionalidade, permitem uma maior rentabilização de meios, redirecionando os sempre escassos recursos no sentido de uma maior disponibilidade.

Sem comentários: