quarta-feira, novembro 29, 2006

APBV comemora o 1º aniversário


Image Hosted by ImageShack
"Site" da APBV

A Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários (APBV) comemorou o seu primeiro aniversário numa gala "Capacetes de Ouro", realizada na Figueira da Foz, onde foram homenageadas 25 entidades ou personalidades que se distinguiram no apoio à campanha "Gota".

Ao longo do primeiro ano de existência, a APBV angariou 1.000 associados, tendo efectuado um esforço no sentido de alterar o Estatuto do Bombeiro Voluntário, que actualmente se encontra em discussão com base numa proposta do Governo.

Para Paulo Jesus, presidente da APBV, este "foi um período de muito trabalho, mas agora vamos dedicar-nos mais a um trabalho de captação de novos associados e de proximidade com os nossos bombeiros”.

Apesar de ainda não terem sido recebidos pelo ministro da Administração Interna nem por nenhum dos seus secretários de Estado, a direcção da APBV tem uma audiência com Jaime Gama, a quem será entregue uma proposta de alteração do Estatuto do Bombeiro Voluntário, facto que ganha uma maior oportunidade face as recentes propostas governativas.

Também foi efectuado o balanço da campanha "Gota", destinada a angariar 80.000 euros para a criação um fundo social de apoio e assistência para os bombeiros, mas que alcançou apenas 30.000, ficando muito aquém das expectativas dos organizadores.

Para Paulo Jesus, os fracos resultados devem-se a quem "se diz amigo dos bombeiros mas tudo faz para os destruir, promovendo contra-campanhas e dizendo falsidades", lembrando as críticas do presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses em relação a esta campanha.

Resta-nos saudar a APBV pelo seu primeiro aniversário e fazer votos de que o próximo ano seja de consolidação e expansão e encontre uma maior receptividade por parte das entidades que supervisionam o socorro em Portugal, de modo a dar um contributo ainda maior na resolução dos problemas e da grave crise que este sector atravessa.

Sem comentários: