sábado, dezembro 02, 2006

"Hot Spot" privado


Image Hosted by ImageShack
Esquema de um "hot spot" privado

O recurso a "hot spots" em locais públicos já é prática comum a bom número de internautas, que assim podem aceder à Internet nos mais diversos locais.

No entanto, para quem possua uma instituição, um clube, uma associação ou qualquer outro lugar onde pretenda criar o seu próprio "hot spot", admitindo que possui uma ligação à Internet e que contratualmente a pode partilhar, será interessante estudar algumas das possibilidades existentes.

A criação de um "hot spot" privado pressupõe, obviamente, a existência de um canal de acesso à Internet de alta velocidade, já que este será partilhado por todos os utilizadores e, preferencialmente, sem limite de utilização, de modo a que os custos sejam fixos.

O conceito de "hot spot" vai mais longe do que a simples instalação de um "router" sem fios, dado que implementa todo um conjunto de serviços de gestão e de funcionalidades sofisticados, no que constituiu uma mais valia relativamente a uma solução meramente a nível de "hardware".

Também deverão ser acauteladas questões legais, pois pode haver prestadores de serviço que não permitam a partilha da ligação e outros que imponham condições nessa mesma partilha.

Seguidamente, será necessário possuir equipamentos, que incluem um computador pessoal, preferencialmente com duas placas de rede, ou uma placa de rede e uma ligação via USB ao modem de banda larga, e um "router" com capacidade de emissão sem fios ou "wireless".

Será também conveniente substituir a antena que o "router" inclui de origem por uma mais potente e devidamente posicionada, de modo a que a zona onde a conexão é possível seja tão vasta quanto possível.

Finalmente, é necessário o "software" que vai gerir o "hot spot" e permitir aos utilizadores registados seja comunicar entre sí, seja aceder à Internet através de uma ligação partilhada.

É exactamente para obter estas e outras funcionalidades, que podem ir até à taxação, passando pela criação de comunidades virtuais, que foi concebido o "2hotspot", um programa gratuito que corre em Windows e suporta configurações como a descrita e ilustrada na imagem anexa.

Existem variantes em relação à configuração proposta, mas esta será a mais fácil de implementar e permite a uma associação, por exemplo, fornecer um acesso à Internet gratuito aos seus membros quando estes se encontrem nas suas instalações.

Esta é uma sugestão para os que se sentem mais à vontade nos meandros da informática e pretendam, eventualmente, prestar ou disponibilizar um serviço de acesso à Internet nas suas colectividades.

Sem comentários: