terça-feira, janeiro 02, 2007

Será que eles acreditam no que dizem?

Que em certas frases já ninguém acredita, todos sabemos, mas será que quem as pronuncia, ao menos, ainda está convencido que diz a verdade?

Já abordamos algumas extensões para o Skype, um conhecido programa que permite efectuar conversações via Internet e que é particularmente útil para quem necessite de efectuar chamadas internacionais, mesmo que com destinatários que usem telefones convencionais, mas desta vez o tema é algo menos convencional e que deverá ser encarado com alguma boa disposição.

A análise do "stress" da voz ou "Voice Stress Analysis" (VSA) é um dos processos de detecção de mentiras actualmente em uso, tendo-se popularizado a partir de fins dos anos 70.

Durante os anos 90, os primeiros sistemas informáticos de VSA, designados por Computerized VSA (CVSA) surgiram no mercado, tornando-se um dos instrumentos favoritos de várias agencias policiais americanas.

Com o aperfeiçoamento das técnicas e dos computadores, assistiu-se a uma utilização cada vez maior da CVSA, que se expandiu a forças militares e à luta contra o terrorismo.

O detector de mentiras KishKish baseia-se nestes princípios de detecção de "stress" durante a conversação efectuada via Skype, actuando em tempo real, monitorando as alterações de voz de um interlocutor, mas também pode ser usado "off-line", processando conversas gravadas numa caixa de mensagens.

Os primeiros 10 segundos destinam-se a funções de calibração do sistema, de modo a estabelecer parâmetros sobre os quais a análise se irá processar, sendo depois monitorada toda a conversação.

A partir do momento em que a calibragem está feita, uma agulha indica o nível de "stress" da voz, com zonas verde para uma entoação considerada normal e vermelha para quando o nível atinge níveis mais altos.

Esta forma de análise, que pode servir para verificar a veracidade de frases tão conhecidas como "o cheque está no correio", para além de um sem número de promessas algo fantasistas, deve ser efectuada com as devidas reservas e, sobretudo, com o maior respeito pela privacidade de cada um, sempre em observância de todos os preceitos legais.

Sem comentários: