quarta-feira, abril 04, 2007

Bases para modelos - 4ª parte


Image Hosted by ImageShack
Processo de construção de base com relevo

Para além das bases inteiramente planas qe já exemplificamos, fáceis de fazer e que permitem colocar em destaque uma miniatura individual, existe a possibilidade de, sem custos de monta, adicionar algum relevo, recorrendo para tal a alguma improvisação

Utilizando como base os restos de uma caixa de CD's partida, começamos por remover todas as superfícies que davam alguma altura, ficando com um quadrado plano e sem relevo.

Seguidamente, cortamos, com uma faca afiada, algumas peças em corticite, provenientes de um antigo isolamento, as quais serão coladas sucessivamente com cola de contacto, de modo a obter a altura pretendida.

Este método era muito utilizado para reproduzir relevos, cortando a corticite ou outro material semelhante de acordo com as curvas de nível de um mapa topográfico, sendo assim obtida uma réplica bastante aproximada da realidade.


Image Hosted by ImageShack
Base com relevo e pasta plástica em bruto

Seguidamente, foi aplicada uma pasta plástica, a única aquisição feita especificamente para este projecto, de modo a fazer desaparecer as marcas da corticite e dar uma cobertura irregular a toda a base.

Esta plástica existe em várias cores, tem uma textura semelhante à do barro e pode ser moldada com facilidade durante cerca de uma hora, endurecendo em contacto com o ar.

A opção por esta forma, para além de uma questão estética, facilita o posicionamento de veículos, permitindo uma posição natural em que todas as 4 rodas se encontrem em contacto com a base, algo que é mais difícil de obter usando formas mais complexas.

Sem comentários: