terça-feira, abril 17, 2007

Bases para modelos - 5ª parte


Image Hosted by ImageShack
Base com relevo pintada com terra e pedras

Este tipo de pasta pode ser adquirida por valores que rondam os 3 euros em papelarias, lojas de produtos para artes visuais e mesmo algumas drogarias, sendo ideal para moldar pequenas peças.

A finalização foi efectuada de forma semelhante ao descrito no texto anterior, com recurso a cola se madeira, pó com algumas pequenas pedras misturadas e tinta acrílica diluida, após o que se podem acrecentar outros elementos, como vegetação, estruturas, edificações ou personagens, de modo a obter um cenário mais complexo e visualmente mais interessante.

Obviamente, é possível complementar estas bases com outro tipo de elementos, muitos dos quais podem ser adquiridos em lojas da especialidade, incluindo assim paredes, muros, postes árvores e todo o tipo de vegetação, com a vantagem de obter cenários mais ricos e variados, mas que tornam este "hobby" substancialmente mais dispendioso.


Image Hosted by ImageShack
Base com paredes em plástico

Neste exemplo, recorremos a um conjunto de peças em plástico que acompanhavam um fascículo da colecção "Senhor dos Aneis", publicada recentemente pela Planeta de Agostini, e que, não sendo gratuito, eram menos dispendiosos do que os modelos adquiridos nas lojas de modelismo.

As secções de paredes, em ruinas, favorecem os cenários de modelos militares, mas poderão compor caminhos rurais ou aldeias abandonadas como, infelizmente, se pode descobrir com cada vez maior frequência no Interior de Portugal.

A base foi preparada recorrendo ao processo previamente mencionado e as paredes foram pintadas inicialmente com tinta acrílica negra e seguidamente, com o pincel quase seco, com sucessivas camadas de cinzento cada vez mais claro, de modo a evidenciar os detalhes.

Esta técnica, denominada por "dry brushing", é extremamente fácil de executar, mesmo com tintas ou pinceis de baixa qualidade, bastando para tal alguma paciência para cobrir o modelo com umas três a quatro camadas de tinta sucessivamente mais claras de modo a aumentar o contraste claro-escuro, dando assim maior evidência aos relevos.

Sem comentários: