segunda-feira, abril 16, 2007

Super compacto Asus R2H


Image Hosted by ImageShack
Asus R2H com teclado opcional

A necessidade de correr sistemas operativos da família Windows XP em dispositivos móveis levou vários fabricantes, em conjunto com a Microsoft, a idealizar uma nova família de computadores super portáteis.

Entre os fabricantes que desenvolveram productos destinados ao sistema operativo Microsoft® Windows® XP Tablet PC, encontra-se a Asus que disponibiliza o R2H, um modelo super portátil baseado no processador Intel® ULV Celeron® M 900 a MHz e no chipset Intel® 910GML.

Com uma memória RAM de 256 MB, expansível a 768 MB, um écrã TFT de 7" com resolução até 800x480, disco rígido até 60 Gb, o R2H incorpora um conjunto de dispositivos de comunicações, que podem incluir unidades de fax/modem rede local 10/100 e WAN 802.11b/g bem como interface Bluetooth™ V2.0+EDR e GPS.

O valor de um destes R2H anda pelos 800 euros, dependendo da configuração exacta, pelo que estamos diante de um valor francamente superior ao de um PDA ou ao de muitos portáteis com capacidades superiores, mas menos compactos.

Logicamente, para quem necessitar de um sistema operativo da família do XP, os PDA estarão excluidos, mas no confronto com portáteis convencionais com "performances" semelhantes, que podem ser adquiridos em 2ª mão por um terço do preço, consideramos que o R2H ainda ficará a perder se exceptuarmos situações muito específicas.

O nosso conselho é o de aguardar, pois a novidade destes super compactos ainda implica um preço algo inflacionado, o que deverá ser corrrigido brevemente com o aumento da concorrência e a disseminação desta classe de equipamentos que, esperamos venha a permitir uma redução para dois terços no valor de compra.

Sem comentários: