segunda-feira, dezembro 31, 2007

Tata apresenta automóvel por 1.900 dólares


Image Hosted by ImageShack
O protótipo do Tata Nano

Será certamente batido um "record" mundial quando o fabricante indiano Tata apresentar o seu modelo "Nano", cujo preço está estimado em 1.900 dólares, acrescendo, naturalmente, impostos e outras despesas.

A Tata, que já por diversas vezes surgiu como uma eventual compradora da Land Rover, pretende apresentar o protótipo deste novo modelo na feira do automóvel de Nova Deli, a decorrer entre 10 e 17 de Janeiro de 2008.

O novo modelo tem quatro portas, um motor a gasolina de 660 centímetros cúbicos a debitar 30 cavalos ou um diesel de 700 cc, prevendo a Tata fabricar 250.000 veículos nos primeiros anos, mas com possibilidade de atingir uma produção anual da ordem do milhão de unidades.

O Indigo não será, pelo menos nesta fase, exportado para a União Europeia, dado não respeitar as exigências ambientais, pelo que os seus mercados serão essencialmente a América Latina, a África, a Europa de Leste e alguns países asiáticos.

Eventualmente, com algumas pequenas alterações de motor e a implementação de catalisadores, o "Nano" poderá vir a respeitar as normas comunitárias, mas duvida-se que os fabricantes europeus permitam que um modelo que pode ser comercializado por poucos milhares de euros venha a ocupar o lugar das suas dispendiosas viaturas, necessárias para a sustentação das empresas que os produzem e de que dependem em muito os países onde estas operam.

Apesar de estarmos longe de ver o Tata, não quisemos deixar de mencionar um modelo que, segundo a cotação do dólar, custa na origem menos de 1.500 euros, pelo que, mesmo adicionando o Imposto Único de Circulação, IVA e transporte, continuamos perante um preço final que andará pelos 3.000 euros o que, para um citadino, será sempre uma opção a ter em conta.

Sem comentários: