sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Google Apps Team Edition


Image Hosted by ImageShack
Écran do Google Apps Premier

A necessidade de partilhar informação, como documentos, folhas de cálculo, calendários, apresentações ou outros entre elementos de um grupo de trabalho, recorrendo a um sistema "on-line", independentemente da plataforma física e sem custos pode agora ser satisfeita através de um conjunto de aplicações do Google.

A versão agora lançada, designada por Google Apps Team Edition, destina-se exactamente a ultrapassar problemas de colaboração entre colegas de trabalho ou de escola na elaboração e partilha de documentos.

Após uma inscrição com o enderço da instituição, portando associado a um domínio e não um endereço indepedente, como os do Gmail, Hotmail ou Sapo, e a confirmação por parte do Google, será possível começar a usar esta versão da aplicação.

Tal como noutras versões, não há nem "software" a instalar nem configurações a efectuar, sendo transparente para o utilizador e sem custos em termos quer de programas, quer de suporte.

Tal como acontece com outras plataformas do Google, estão implementadas medidas de segurança, bem como a nível de privacidade, que evitem o acesso de estranhos, assegurando a protecção e a confidencialidade dos dados.

Os administradores de cada instituição têm disponíveis as ferramentas necessárias em termos de configuração, de segurança e de parametrização, de modo a que possam adaptar a plataforma às necessidades específicas de cada organização.

Este produto corresponde à visão do Google de manter as aplicações independentes da plataformas fisicas, acessíveis via Internet por quem disponha de um dos "browsers" standard do mercado, podendo usar desde computadores pessoais até PDA's passando por simples telemóveis com WAP.

Esta é uma solução que aconselhamos a testar por parte de quem tenha responsabilidades em organizações e necessite de uma plataforma informática facilmente acessível e sem custos inerentes à sua utilização, que possa servir de base a trabalhos ou tarefas em que a colaboração seja essencial.

Sem comentários: