domingo, fevereiro 03, 2008

Bombeiros de Alijó vão ter central única


Image Hosted by ImageShack
Central de bombeiros

Após os problemas de coordenação que ficaram conhecidos de todo o País quando a chamada originária do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) foi atendida por elementos de duas corporações que, estando sós, não puderam responder com a prontidão adequada, foi decidido que as seis corporações de bombeiros do concelho de Alijó terão uma central de atendimento comum.

Esta foi a solução encontrada para evitar que a lamentável situação que se verificou recentemente se repita, mas, infelizmente, não resolve os problemas com que corporações com poucos efectivos se debatem, pelo que seria conveniente outra abordagem que atacasse a raiz do problema.

Uma possibilidade que consideramos mais adequada seria a de concentrar os efectivos de prevenção nas várias corporações do concelho num só quartel, eventualmente de forma rotativa ou no que oferecer melhor condições, para onde seriam redirecionados todos os pedidos de socorro, de forma a haver o número suficiente de elementos presentes para desempenhar as missões atribuidas pelo CODU.

Outra hipótese seria a de as escalas noturnas serem efectuadas rotativamente pelas várias corporações do concelho, que concentrariam os efectivos dispersos nas várias noites numa única ocasião, de modo a existir a disponibilidade necessária para uma resposta imediata.

A ideia de introduzir uma central única, quando o problema reside, essencialmente, nos fracos efectivos e na dispersão de meios, pode não resolver o problema, limitando-se a fazê-lo transitar do CODU para quem atender a chamada, que terá a incumbência de encontrar uma corporação com os efectivos e os meios para acudir ao pedido.

Por esta razão, dado que podemos estar diante de uma transferência de responsabilidade mais do que de uma solução, consideramos ser de tomar em conta as duas propostas que subscrevemos como forma de obviar a uma situação que se pode repetir.

2 comentários:

anjo disse...

será que a solução é uma central nova????
Na minha ideia a solução não é bem por aí , isso tb é importante , mas a solução é por + bombeiros profissionais , isso é que era , mas imfelizment isso deve ser o + dificil, pk se ouver bombeiros profissionias , eles estão sempre prontos para trab a qualquer hora , o q pode acontecer e não estarem disponiveis pk estão em serviço , acho que esta é a solução prioritária , beijos doces:)

Nuno Cabeçadas disse...

O ideal seria ter profissionais em número suficiente, mas se fizermos contas às escalas de serviço, para ter uma tripulação de dois elementos permanentemente disponível, será necessário uma dezena de bombeiros.

Para uma corporação de um concelho com poucos recursos, implementada num distrito envelhecido e desertificado, mesmo com recursos o recrutamento seria difícil.

O custo de encerrar serviços de saúde é sempre pago por alguém, e neste caso serão os bombeiros, para além das populações, a sofrer as consequências.

Beijos :)