sábado, fevereiro 02, 2008

ICANN quer ser independente dos Estados Unidos


Image Hosted by ImageShack
Logo do ICANN

A Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), entidade reguladora dos domínios da Internet a nível mundial, solicitou ao Departamento de Comércio dos Estados Unidos que deixe de ser tutelada pelo governo americano.

No relatório entregue pelo ICANN, considera-se que os objectivos já alcançados de entre os defenidos pelo governo americano, permitem um funcionamento autónomo, independente de qualquer tutela governamental.

Foi o próprio governo americano que solicitou ao presidente da ICANN, Paul Twomey, um relatório sobre os passos dados por esta instituição, revelando os resultados que metade do "Joint Project Agreement", onde consta o acordo contendo os objectivos necessários para libertar a ICANN de controlo oficial.

A independência do ICANN é essencial para uma maior flexibilidade da sua operação e contribuirá para uma transparência que, estando dependente do governo de um dado país, dificilmente pode ser alcançado, pelo que este passo, que há muito devia ter sido dado, será extremamente importante numa altura em que se discutem regulações que podem afectar a criação de novos tipos de domínios ou a classificação dos existentes.

Sem comentários: