quarta-feira, janeiro 30, 2008

CompeGPS apresenta mapas digitais


Image Hosted by ImageShack
Mapa da zona de Marrakesh em África

A CompeGPS apresentou um conjunto de mapas digitais, incluindo algumas das zonas mais visitadas pelos adeptos do todo o terreno no Norte de África.

Os mapas são vendidos em DVD, existindo, atualmente, para diversos países europeus, incluindo a Espanha, a Alemanha e a Finlândia, bem como, em resoluções mais baixas, para outros continentes.

Os mapas podem ser adquiridos em conjunto com o CompeGPS Land, a um preço inferior ao dos produtos comprados individualmente, e foram adaptados a um formato vetorial que facilite o uso com este programa.

Obviamente, questões relacionadas com a calibragem, "datuns" ou outras que por vezes dificultam a utilização de mapas digitais não se sentirão por parte de quem recorrer a estes mapas que se encontram prontos a ser utilizados.

Chamamos a atenção para o facto de a colecção de 515 mapas que cobrem o continente africano são de origem soviética e têm parte da informação em cirílico, com tradução para inglês, podendo ser adquiridos na totalidade ou nas zonas correspondentes ao Norte e ao Sul, divididos pela linha do equador.

Com preços entre os 89 os 149 euros, os mapas do CompeGPS podem parecer caros, mas se verificarmos que a cobertura intergral do território espanhol à escala 1/25.000 fica dentro destes valores e compararmos com o preço de uma colecção semelhante de mapas militares portugueses, podemos concluir que o valor será adequado.

Esta é uma sugestão que se destina, sobretudo, aos dirigentes de clubes de todo o terreno ou aos organizadores de expedições, que muitas vezes se confrontam com dificuldades na obtenção de mapas de algumas zonas de eleição, como Marrocos ou a Tunísia.

Sem comentários: