domingo, janeiro 27, 2008

Detector de monóxido de carbono


Image Hosted by ImageShack
Detector de monóxido de carbono

O monóxido de carbono (CO) é extremamente perigoso, difícil de detectar e provoca a morte de forma silenciosa, sem que a maioria das vítimas se aperceba de que está a ser intoxicada.

A morte por inalação de monóxido de carbono de uma bombeira numa viatura de comunicações e comando, ocorrida em 2006, mas lembrada num texto recente, levou-nos a reflectir sobre a necessidade de implementar um sistema de detecção que previna novas mortes.

Este detector de monóxido de carbono modelo 9CO5-UK, que encontramos no EBay inglês, obedece às regulamentações daquele país e funciona a pilhas, pelo que a sua montagem não depende de qualquer circuito de alimentação.

Os detectores podem ser adquiridos em quantidade, a preços mais vantajosos, vindo embalados individualmente, com folha de instruções em inglês, sendo que para unidades adquiridas isoladamente, o preço anda pela dúzia de euros a que acrescem portes.

Este é um equipamento de segurança de baixo custo, cuja necessidade em veículos que sejam estacionados nas proximidades de incêndios ou operem geradores é absolutamente essencial, mas que também não deve ser ignorado por todos quantos usem gás nas suas casas.

Por um valor módico, este aparelho ou um equivalente pode dar um acréscimo de segurança que não deve ser negligenciado, sobretudo pelos responsáveis por quantos têm que desempenhar missões em áreas onde este perigo esteja mais presente.

Sem comentários: