sexta-feira, março 21, 2008

Mogaduro previne incêndios florestais


Image Hosted by Imageshack
Incêndio em Portugal

O município de Mogadouro está a limpar e desmatar perto de 1.600 hectares de área florestal de modo a diminuir o risco de incêndio florestal no Verão ou facilitar o seu combate e controlo.

Para além desta intervenção, que corresponde a perto de um quarto dos 5.000 hectares de área florestal, estão a ser construidos reservatórios de água para abastecimento de meios de combate aos incêndios bem como uma rede de caminhos florestais com um total de 77 quilómetros.

Esta é uma zona de grande importância económica, que abranje as freguesias Bruçó, Castelo Branco, Meirinhos, Vale de Porco, Vilar do Rei e Vilarinho dos Galegos e está, na sua maioria, incluida no Parque Natural do Douro Internacional.

Também está prevista a construção de dois novos pontos de água, de modo a reforçar os existentes e a alcançar a capacidade de 600.000 litros por cada 1.000 hectares, considerado como valor de referência, para além de terem sido facilitados os acessos aos recursos hídricos existentes.

A calendarização aponta para a conclusão dos trabalhos para o próximo mês de Junho, estando envolvidos neste projecto os recursos humanos e materiais da autarquia, de modo a que antes dos meses mais quentes e com maior incidência de fogos estejam reunidas as condições para neutralizar o avanço das chamas.

Este exemplo, infelizmente ainda raro entre nós, aponta no sentido correcto, o da prevenção, algo que contrasta com o praticado pela maioria dos municípios e a nível do próprio Estado, que se limitam a protestar conta a má sorte enquanto apelam a compensações causadas pelos incêndios que não souberam prevenir.

1 comentário:

Paulo Ferreira disse...

Sim, é uma situação rara no nosso país, e que deve servir a exemplo a muitos autarcas e para o governo, que some-te se lembram da floresta quando troveja,