segunda-feira, março 17, 2008

Considerações no uso de imobilizadores remotos - 3ª parte


Image Hosted by ImageShack
Software de seguimento do EarthBridge

Temos, finalmente, o problema da recepção do sinal de satélite, essencial para o GPS e da cobertura de rede GSM, sem a qual é impossível estabelecer contacto, inviabilizando a recepção de comandos bem como o envio de informação posicional por parte do sistema instalado no veículo.

Mais uma vez, deve-se ter alguma prudência, pois se a rede GSM tem uma cobertura quase universal, túneis, prédios altos, ruas estreitas ou outros obstáculos podem dificultar ou impossibilitar o funcionamento do GPS, o que deve fazer equacionar a possibilidade de um localizador que funcione por triangulação de antenas de GSM em vez de um receptor de GPS convencional.

Existem, efectivamente, localizadores mais económicos dos que incluem GPS, que recorrem a um sistema de triangulação, avaliando a degradação do sinal de GSM emitido por cada antena para calcular a distância que se encontram de cada uma, mas tal tem um preço a pagar, concretamente em termos de precisão, facto evidente fora das zonas urbanas onde o sinal pode ser muito fraco.

Como complemento, existe a questão do "software", que deverá permitir uma visualização da posição sobre um mapa digital, sendo que a maioria dos fabricantes selecionam a versão gratuita do Google Earth, considerada como um dos mais precisos e fiáveis sistemas geográficos actualmente disponiveis.

Será também uma importantes característica opcional a existência de conectores ou "interfaces" que permitam receber sinais externos, como, por exemplo, da activação de um "airbag", e enviar uma mensagem para um número pré-determinado, bem como a possibilidade de estes conectores serem activados remotamente via SMS.

Instalar um sistema de alarme deste tipo requer ponderação, estudo e um enquadramento legal adequado, bem como o respeito por um conjunto de procedimentos padronizados e devidamente regulamentados, única forma de evitar que venham a aumentar o nível de violência associado ao "car jacking" e coloquem em grave perigo os passageiros das viaturas assaltadas.

Sem comentários: