segunda-feira, junho 30, 2008

PP vai propor que alunos tenham formação em socorrismo


Image Hosted by ImageShack
Cartaz de instrução de socorrismo

O Partido Popular (PP) vai propor que a partir do próximo ano lectivo os alunos do ensino secundário passem a ter formação obrigatória de suporte básico de vida.

Esta formação de 10 horas seria ministrada em colaboração com entidades como o Instituto Nacional de Emergência Médica, a Cruz Vermelha e a Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários, de acordo com um programa a estabelecer a aplicar a nível nacional.

Outra vantagem desta formação será alertar e consciencializar os jovens para os perigos resultantes das falsas chamadas para o 112, muitas vezes resultantes de brincadeiras de mau gosto que podem ter consequências graves, para além de constituir um ilícito criminal.

Como complemento de algumas acções de formação existentes ou substituindo as que tenham menos interesse, esta é uma proposta que deveria merecer o acolhimento por parte das várias forças políticas, dada a importância de que se reveste a disseminação deste tipo de conhecimentos.

O papel da escola deve incluir uma preparação para a vida, educando e ensinando de forma tão abrangente quanto possível, preparando os alunos para a vida em sociedade e para a interdependência que resulta da sua integração social.

Nesta prespectiva, existe um conjunto de conhecimentos essenciais, que vão desde a segurança rodoviária ao socorrismo, que são essenciais e podem significar a diferença entre a vida e a morte, pelo que esperamos que esta proposta do PP não seja vítima de querelas partidárias sem sentido e seja aprovada e implementada com a rapidez possível.

Sem comentários: